Para apoiar o desenvolvimento de Oficiais de Acesso de Portadores de Necessidades Especiais em clubes de futebol e associações nacionais por toda a Europa, a UEFA e o CAFE publicaram um extenso Manual de Oficial de Acesso de Portadores de Necessidades Especiais (em inglês, DAO).

Em junho de 2015, o Comitê Executivo da UEFA  aprovou novos regulamentos para o Licenciamento e Equidade Financeira dos Clubes, incluindo uma cláusula obrigando-os a apontarem um DAO dedicado.

O artigo 35-A do regulamento determina que

1) O solicitante da licença deve apontar um DAO para apoiar a provisão de instalações e serviços inclusivos e acessíveis.

2) O DAO se reunirá e colaborará regularmente com funcionários relevantes do clube em todos os assuntos relacionados.

O Manual começa com um prefácio do Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, que pede às partes interessadas do futebol: "No espírito do Total Football, Total Access, e com a ajuda deste Manual do Oficial de Acesso a Pessoas com Deficiência, junte-se a nós em nossos esforços para tornar o futebol totalmente acessível para todos."

O Manual do DAO descreve uma série de responsabilidades-chave a serem adotadas pelo mesmo para melhorar o acesso e a inclusão em seu clube. Ele fornece dicas úteis e exemplos de estudo de caso de DAOs existentes em toda a região da UEFA, ilustrando o alcance da função e o impacto potencial que a mesma pode ter ao garantir um jogo igualitário. 

A Diretora Geral do CAFE, Joanna Deagle, disse: "é com grande prazer que lançamos o Manual do Oficial de Acesso de Portadores de Necessidades Especiais, certos de que este será um documento de orientação inestimável para associações nacionais, clubes e DAOs se tornarem verdadeiros campeões de acesso e inclusão por toda a Europa."

O manual está disponível para download aqui.

O CAFE também está ansioso para estabelecer uma rede de DAOs por toda a Europa, fornecendo uma plataforma de compartilhamento de conselhos, ideias e exemplos de melhores práticas.

O Gerente de Projeto Jochen Kemmer, disse que, "o lançamento do Manual do DAO é um momento histórico, tanto para o CAFE quanto para os fãs de futebol portadores de necessidades especiais, mas o verdadeiro sucesso do projeto será o estabelecimento de uma forte rede de apoio, onde investidores ​​poderão trabalhar juntos em prol de um jogo acessível e inclusivo para todos."

Para dúvidas ou consultas, entre em contato com o CAFE por e-mail em [email protected], ou ligue para +44(0)208 065 5108.



Published 25/09/2017