Peter Busuttil é SLO e DAO na Associação de Futebol de Malta, e reporta ao presidente e secretário geral da associação. Peter tem desempenhado esse papel desde 2016 em regime de meio-expediente, mas já fez alguns progressos em termos de melhoria de acesso e inclusão por toda Malta.

Como é um dia típico de um DAO em uma associação nacional? 

No momento, estamos trabalhando em várias iniciativas de curto e longo prazo. Um dia típico incluirá encontros com vários investidores e funcionários para resolver questões relacionadas à acessibilidade. Quando recebemos pedidos de fãs portadores de necessidades especiais no estádio nacional em dia de partida, os seguios e nos asseguramos de que toda a logística necessária esteja em funcionamento.

Também procuramos associações locais e indivíduos para discutir como podemos nos engajar com eles e atraí-los para nossos estádios. Trabalhamos juntamente com estádios locais para melhorar suas instalações a curto prazo, além de propor soluções a longo prazo.

Que tipo de deveres específicos você deve executar como DAO em sua associação nacional?

Algumas funções incluem responder a e-mails de apoiadores solicitando assistência, participar de reuniões com apoiadores portadores de necessidades especiais, visitar estádios como parte de acompanhamento de avaliações de locais e organizar reuniões internas com o departamento de comunicação da Associação de Futebol de Malta (MFA, em inglês).

Existe algo em particular que você tenha implementado ou alterado de forma bem sucedida como DAO, em sua associação nacional?

Começamos um processo abrangente com o objetivo de encontrar soluções estruturais para nossos estádios e, este ano, participamos da Semana de Ação CAFE pela primeira vez, organizando duas sessões localmente para DAOs do clube e equipe MFA, em cooperação com o CAFE.

Também aumentamos a comunicação e as discussões com entidades nacionais que lidam com problemas de acesso e deficiência, e estão implementando mudanças para facilitar o acesso e a inclusão.

Quais são alguns dos desafios enfrentados como DAO e como você lidou com eles?

Talvez não estejamos tão engajados como deveríamos em certos assuntos, neste campo em particular. Precisamos melhorar nosso próprio conhecimento e compreensão de tais assuntos, bem como de outros investidores. This will take time, but we are determined to overcome this challenge. Isso levará tempo, mas estamos determinados a superar esse desafio.

Como você conhece, se conecta e trabalha com fãs portadores de necessidades especiais em Malta?

Um desses fãs, Manuel Callejja, agora é voluntário em regime de meio período, me auxiliando em todos os nossos projetos. Manuel também enfrenta desafios em termos de acessibilidade devido a sua própria deficiência, e dedica seu tempo a abordar questões de acesso. Também nos encontramos e conversamos com várias associações que lidam com deficiência.

Que impacto você acha que o Artigo 35-A do Regulamento de Licenciamento de Clubes e Finanças Internacionais da UEFA (que exige que os clubes apontem um DAO) terá no futebol?

Espero que seja mais do que apenas superficial. Existem muitos apoiadores em potencial que deveriam desempenhar um papel em nosso esporte. Ter um DAO aumentará a conscientização e a acessibilidade. The very appointment of a DAO is a starting point. O próprio apontamento de um DAO é um ponto de partida.

Quais as três principais dicas que você daria a alguém prestes a começar a trabalhar como DAO em um clube?

  1. Ouça
  2. Comunique-se
  3. I mplemente

O manual está disponível para download aqui.



Published 27/09/2017