O CAFE lançou um inquérito para obter uma melhor compreensão das experiências típicas de um dia de jogo das pessoas com deficiência não visível, e abordar alguns dos problemas com que se deparam ao assistir a jogos de futebol ao vivo.

Desde 2009, o CAFE tem trabalhado com as partes interessadas das indústrias do futebol e da deficiência para promover uma inclusão mais ampla de todas as pessoas com deficiência.

Com mais de um bilião de pessoas deficientes vivas em todo o mundo atualmente, as pessoas com deficiência são o maior grupo minoritário, mas são também um dos mais subrepresentados da sociedade.

A compreensão pública da deficiência tem-se centrado frequentemente em torno das deficiências visíveis e na eliminação dos obstáculos físicos da sociedade que efetivamente ‘condicionam’ as pessoas. Com o desenvolvimento adicional de serviços acessíveis, como salas de estimulação sensorial, têm-se observado algumas mudanças promissoras para tornar os jogos de futebol acessíveis a todos os fãs com diferentes formas de deficiência.

Em outubro de 2019, o CAFE criou um grupo de trabalho de especialistas representando muitas das diferentes formas de deficiência não visível. Este grupo pretende criar diretrizes específicas para as partes interessadas do futebol consultar e tirar ensinamentos, e desenvolveu este inquérito com o CAFE.

O objetivo do inquérito é descobrir quais serviços e instalações acessíveis de dia de jogo beneficiariam pessoas não visivelmente deficientes, identificar quaisquer outras barreiras de dia de jogo, enfrentadas por pessoas não visivelmente deficientes, e considerar as categorias de ingressos e assentos apropriados e mais benéficos.

A deficiência não visível é uma expressão genérica que poderá abranger várias pessoas com diferentes formas de deficiência. Esta poderia incluir, mas não se limitar a:

  • pessoas com deficiência intelectual ou de aprendizagem.
  • pessoas neurodivergentes, por exemplo: autismo, perturbação da regulação do processamento sensorial, TDAH, síndrome de Tourette, dislexia, dispraxia.
  • pessoas com perturbações neurológicas, por exemplo: demência, epilepsia, esclerose múltipla.
  • pessoas com problemas de saúde mental, por exemplo: depressão, bipolaridade, esquizofrenia.
  • pessoas com problemas crónicos de saúde.
  • outras pessoas sem deficiência visível/pessoas com problemas crónicos de saúde, por exemplo: endometriose, doença inflamatória intestinal, diabetes, dor crónica, artrite reumatoide, problemas respiratórios/cardíacos.

Também é importante sublinhar que um número crescente de pessoas têm múltiplas formas de deficiência, o que pode também incluir uma deficiência não visível. Por exemplo, uma pessoa utilizadora de cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida que tenha demência deparar-se-á com diferentes obstáculos relacionados com cada um dos seus requisitos de acesso.

Isobel Robins, a Investigadora do CAFE que está a coordenar o projeto de investigação, disse, “o CAFE está empenhado numa abordagem de pan-deficiência com acesso e inclusão, e o projeto de deficiência não visível e o grupo de trabalho de especialistas desempenharão um importante papel nos nossos trabalhos futuros nesta área”.

Se considera que tem uma deficiência não visível, ou é acompanhante de uma pessoa com uma deficiência não visível, por favor participe no inquérito disponível aqui.

Se o inglês não for a sua língua nativa, por favor não hesite em preencher o inquérito na língua da sua preferência.

O inquérito estará disponível até às 18H00 CET de 16 de junho de 2020.

Para saber mais sobre os membros do grupo de trabalho de especialistas em deficiências não-visíveis, por favor clique aqui.

O CAFE também publicou uma entrevista com um jovem fã portador de uma deficiência não-visível e com o pai deste, em que falam das suas experiências e dos obstáculos com que se costumam deparar quando vão assistir a um jogo ao vivo.

Se tiver alguma questão sobre o inquérito ou sobre o grupo de trabalho de especialistas, por favor envie um e-mail ao CAFE através do endereço [email protected], ou ligue para o +44 (0)208 065 5108.

 


 

Quem pode preencher o questionário?

Este questionário destina-se a todas as pessoas que tenham uma deficiência não-visível / um problema de saúde crónico, incluindo pessoas com perturbações que estão no espectro ou que são flutuantes, e pessoas que tenham também uma deficiência visível ou uma deficiência com requisitos de acesso físico.

Também pode preencher este inquérito se é uma pessoa com algum conhecimento dos obstáculos com que se deparam as pessoas com deficiências não-visíveis. Por exemplo, se acompanha uma pessoa com deficiência a eventos, se é seu assistente pessoal ou assistente social, ou se é companheiro, familiar ou amigo próximo. No entanto, por favor considere antes a possibilidade de ajudar a pessoa a preencher o inquérito.0

Não precisa de ser fã de futebol nem de ir a jogos de futebol para preencher este inquérito.

 

Como é que preencho este inquérito?
Por favor responda ao inquérito tendo em mente quaisquer obstáculos potenciais com que você ou a pessoa sobre quem está a preencher o inquérito se poderiam deparar ao assistir a jogos de futebol. 

As respostas ao inquérito são guardadas através de cookies. Pode começar a responder ao inquérito e regressar mais tarde utilizando o mesmo dispositivo e o mesmo browser. Se desativar / limpar os seus cookies, ou utilizar um dispositivo diferente, as suas respostas não serão guardadas.

Todas as questões precedidas de um asterisco são de resposta obrigatória.

O inquérito é acompanhado de um glossário que pode ser encontrado aqui ou acedido ao clicar nas palavras do inquérito que têm hiperligações.

A participação neste inquérito é inteiramente voluntária. Qualquer informação pessoal recolhida será tratada com a maior confidencialidade.

Formatos alternativos e pessoas que não falam inglês:
Pode descarregar o inquérito para o traduzir através do Word ou adaptá-lo aos seus requisitos de acessibilidade aqui.

Outros formatos alternativos estão disponíveis mediante solicitação.

Se necessário, os inquéritos podem ser preenchidos por telefone.
O inquérito está escrito em inglês, mas pode responder na sua língua nativa.

 

O que é que o CAFE vai fazer às respostas recolhidas neste inquérito?

Os resultados deste inquérito vão ajudar o CAFE a criar um corpo de investigação e diretrizes sobre pessoas com deficiências não-visíveis para os intervenientes do futebol consultarem e tirarem ensinamentos.

O CAFE pretende publicar os resultados do Inquérito a Fãs com Deficiências Não-Visíveis em setembro de 2020.