A 26 de janeiro de 2021, o CAFE realizou um encontro virtual para lançar o projeto do Erasmus+ 'Uma Boa Gestão Precisa de Acesso e Inclusão' (número de referência 622695-EPP-1-2020-1-UK-SPO-SCP). Todos os parceiros do projeto estavam presentes quando foram apresentadas a estrutura e as diretrizes do projeto.

O CAFE juntou representantes de associações e ligas nacionais da Bélgica (KBVB e Pro League), de França (FFF e LFP) e da Alemanha (DFB e DFL), bem como associações nacionais de adeptos com deficiência de cada país envolvido (Inter, FFSFH e BBAG respetivamente).

A Partner University, a Universidade Europeia - Portugal (ENSILIS) e a UEFA também estiveram representadas no encontro. Simona Trpovska, especialista em financiamento da União Europeia, e Antonia Hagemann, diretora executiva da SD Europe, uniram-se ao apelo e partilharam as suas experiências com projetos do Erasmus+.

Juntos, este consórcio de organizações vai trabalhar em prol da boa gestão no desporto, garantindo que o 'feedback' dos adeptos com deficiência é integrado nas estratégias nacionais para melhorar o acesso e a inclusão no futebol.

O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, a formação, a juventude e o desporto na Europa. O programa gerido pela Comissão Europeia disponibiliza meios de financiamento a ações internacionais que promovem oportunidades inclusivas. Este projeto vai decorrer ao longo de três anos, terminando em dezembro de 2023.

Durante este primeiro encontro, cada organização teve a oportunidade de se apresentar e destacar alguns dos seus trabalhos mais recentes, antes da apresentação pela diretora-geral do CAFE, Joanna Deagle, sobre a estrutura do projeto de três anos.

O encontro foi concluído com um grupo focal para debater o modelo do primeiro estudo sobre adeptos com deficiência, organizado por Thiago Santos, Miguel Nery e Pedro Fatela da Universidade Europeia.

O modelo deste estudo será o primeiro de uma série de produções intelectuais que serão publicadas ao longo da duração do projeto, prévias à publicação de um relatório final.

Em declarações após este primeiro encontro, Joanna Deagle disse, "Estamos contentes por termos começado este projeto e desejosos de trabalhar com cada uma das associações nacionais de adeptos com deficiência, associações e ligas nacionais, já que ambicionamos criar uma plataforma que promova maior intercâmbio, compreensão e colaboração."

"Embora não tivesse sido possível encontrarmo-nos presencialmente devido às restrições da COVID-19, foi ótimo poder reunir todos virtualmente e partilhar o nosso entusiasmo com todos os parceiros do projeto antes de começarmos esta estimulante colaboração."

O Erasmus+ é o programa da UE para apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto na Europa. O programa gerido pela Comissão Europeia disponibiliza meios de financiamento a ações internacionais que promovem oportunidades inclusivas.

Para mais informações sobre o projeto 'Uma Boa Gestão Precisa de Acesso e Inclusão', por favor contacte-nos pelo 'e-mail' [email protected] ou ligue para o número +44 (0)208 065 5108.

 EU flag along with the text: Co-funded by Erasmus+

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que
reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por
eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.