Durante a recente visita do CAFE a Kiev, tivemos a oportunidade de conhecer Andriy Zagrebelko, um empregado surdo da Federação de Futebol da Ucrânia (FFU).

Andriy trabalhou para o FFU como freelancer durante os últimos 12 anos. Ao começar como tratador de relva, Andriy desenvolveu as competências necessárias para se tornar um especialista na área de campo de futebol e trabalha agora trabalha a tempo inteiro para a federação.

O FFU explica que o posto de emprego do Andriy é possível graças ao legado do projeto Captains of Change da UEFA e do CAFE.

O program da UEFA Captains of Change foi criado para incentivar uma maior diversidade no mundo do futebol em todos os níveis do jogo. Neste context, o projeto do CAFE foca no emprego inclusivo.

O objetivo deste projeto foi influenciar a cultura dentro das organizações de futebol e eliminar os estereótipos negativos associados a pessoas com deficiência. Para alcançar este objectivo, o CAFE produziu um conjunto de ferramentas para as associações de futebol, de forma a auxiliá-los na criação de uma força de trabalho inclusiva.

Como parte deste projeto, o CAFE apoiou a FFU em 2015 ao empregar dois estagiários com deficiência, Sergey Moskalyuk e Vladyslav Kacheniyuk.

Joanna Deagle, a diretora-geral do CAFE, afirmou que "o emprego do Andriy comprova os efeitos de longa duração do projeto Captains of Change e destaca o compromisso da Federação de Futebol da Ucrânia para o Total Football Total Access to Work."

Ávido fã da seleção nacional ucraniana e do Dínamo Kiev, Andriy é também um jogador de sucesso e competiu no Campeonato Europeu de Futebol de Surdos em 1991.

Quando questionado sobre o que é necessário para assegurar o emprego inclusivo num contexto geral, Andriy explicou que o mesmo depende de duas coisas, "a recetitividade do empregador e a ambição do candidato com deficiência".

O CAFE felicita Andriy pela sua nomeação e o FFU pelo seu apoio para um ambiente de trabalho inclusivo.

Afinal, segundo as palavras de Andriy, "a paixão pelo futebol supera deficiências".



Published 22/11/2017