Recentemente, adeptos invisuais e com deficiência visual puderam acompanhar um serviço de comentário áudio-descritivo em direto durante um jogo da Ligue 1 entre o Paris Saint-Germain e o AS Monaco.

O comentário áudio-descritivo foi introduzido nos estádios de futebol franceses aquando do EURO 2016 da UEFA, altura em que o serviço foi disponibilizado em todos os jogos durante as finais.

O CAFE trabalhou no projeto oficial Respeite a Inclusão do EURO 2016 da UEFA, o que incluiu dar formação a estudantes de comunicação social locais para que estes pudessem fazer comentário áudio-descritivo.

Após o EURO 2016, o equipamento de comentário áudio-descritivo foi doado aos estádios anfitriões para que estes continuassem a prestar o serviço como legado das finais.

Dois dos comentadores formados no âmbito do projeto Respeite a Inclusão do EURO 2016 da UEFA, Yanis Bacha e Hamza Rahmani, prestaram o mesmo serviço no jogo de domingo, que terminou num empate 1-1.

A diretora-executiva do CAFE, Joanna Deagle, disse: «Parabéns a todos os que participaram nesta iniciativa em Lille. Este é um grande legado do EURO 2016 que vai fazer com que muitos mais adeptos invisuais e com deficiência visual possam desfrutar de uma experiência inclusiva».

Após o jogo, o CAFE também falou com os comentadores áudio-descritivos sobre as suas experiências.

Hamza disse: «Tive a oportunidade de contribuir para um excelente EURO 2016, que foi ainda melhor porque teve lugar em casa. A oportunidade de criar um estilo de comentário inclusivo para melhorar a experiência dos adeptos com deficiência foi algo que me motivou muito. Estou muito feliz por dar continuidade ao legado do EURO 2016. O facto de o serviço continuar a estar disponível em França e na Ligue 1 em particular é absolutamente fantástico».

Yanis acrescentou: «Fiquei muito orgulhoso por participar no projeto de comentário áudio-descritivo durante o EURO 2016. Um grande obrigado ao CAFE, Charly Simo e Jean-Marc Streel. Como pessoa com deficiência, foi uma honra e um prazer ouvir e transmitir a minha paixão por este desporto a pessoas invisuais e com deficiência visual. Ver os seus rostos, cheios de alegria depois dos jogos, é tocante e faz-nos perceber que esta é a razão pela qual fazemos este trabalho. Para mim, era meu dever perpetuar esta ação tão bonita».

Yanis e Hamza vão voltar a prestar o serviço de comentário áudio-descritivo no jogo de 7 de fevereiro entre o Paris Saint-Germain e o LOSC.



Published 03/02/2017