O Centre for Access to Football in Europe (CAFE) e o Level Playing Field (LPF) abrem uma nova sede em Wembley

Um elenco protagonistas dos esportes em administração, inclusão e anti-discriminação reuniu-se ontem em um escritório na Olympic Way para marcar a abertura da nova sede do CAFE e do LPF.

Ambas as organizações lutam para melhorar o acesso aos torcedores deficientes no país e na Europa, conduzidas pelo diretor executivo do CAFE e pela presidente do conselho de administração da LPF, Joyce Cook, a qual recebeu um título de nobreza (OBE – Order of the British Empire) por seus esforços pela causa em 2012.

O presidente do conselho de administração do CAFÉ e presidente do LPF, David Bernstein CBE, o ex-presidente do conselho de administração da FA, abriram os trabalhos com agradecimento especial à UEFA e seus colegas diretores e curadores honorários antes de passar a palavra à ministra de Esporte e Igualdades, Helen Grant, Membro do Parlamento.

A ministra aproveitou a oportunidade para destacar os cincos primeiros anos de sucesso do CAFÉ juntamente com o progresso contínuo do Level Playing Field e a importância de seus trabalhos para ampliar o acesso dos torcedores deficientes de esportes na Inglaterra e no País de Gales:

“Quero aproveitar esta oportunidade para homenagear a liderança, dedicação e paixão de Joyce. Ela, David e a equipe inspiraram muitas outras pessoas as cuidar e contribuir para o que o CAFE e o Level Playing Field fazem. Claramente, há muito para se fazer, e o esporte e o futebol precisam buscar maneiras de aumentar o financiamento para apoiar esse trabalho importante”.

O encontro incluiu os vice-presidentes do LFV, Lordes Faulkner e Rosser, o presidente do conselho de administração da Kick it Out, Lorde Herman Ouselev, o membro do Conselho de administração e do Conselho Consultivo e de Inclusão da FA, Paul Elliott CBE, e um grupo de personagens destacados da UEFA, FA e dos esportes, todos os quais debateram como auxiliar o CAFE e o LPF a proporcionar acesso inclusivo aos torcedores deficientes em eventos esportivos.

Patrick Gasser, da UEFA, fez uma viagem especial de Genebra para reiterar o seu apoio:

“Desde que o Level Playing Field atraiu a nossa atenção ao receber o Prêmio Brussels Fans em 2008, eles estão no nosso radar.  A UEFA e o CAFE publicaram, em 2011, ‘Acesso para Todos’, agora disponível em 14 idiomas, que define nossos padrões mínimos, e vamos implantar um novo critério de licenciamento de clubes na UEFA na próxima temporada. Com isso, deve haver Diretores de Ligação de Acesso em cada Clube ou Associação”. (Os principais torneios e finais da UEFA, com o apoio do CAFE, estão cada vez mais acessíveis com projetos legados em andamento simultâneo para assegurar acesso a todos). “E desejamos continuar a trabalhar juntos com o CAFE para que essa pauta siga em frente”.

O evento também testemunhou a posse de David Davies OBE como curador do CAFE e vice-presidente do Level Playing Field, mas a palavra final foi Joyce Cook, que fez uso da oportunidade para desafiar os clubes e seus órgãos administrativos:

“Garantimos isso na pauta da Europa e fora dela. Mas estamos verdadeiramente comprometidos com essa questão?”

Ao elogiar a UEFA, que ela disse ter ajudado a fazer “... o aparentemente impossível torna-se normal”, Cook citou um número de exemplos no continente europeu nos quais o acesso havia sido melhorado e o número de torcedores deficientes que assistem jogos ao vivo estava em alta.

“Temos que ser corajosos, sempre aprender a partir dos nossos sucessos, mas também ter responsabilidade. Não cabe só aos clubes; os órgãos administrativos têm uma responsabilidade real e não há razão para que esse assunto não receba a mesma atenção que outras formas de discriminação e regulamentação ".

“Vamos ser claros, quando uma pessoa deficiente tem o acesso negado... é doloroso, é uma discriminação e é a pior forma de exclusão. Que nos diz, como pessoas deficientes, que somos, de algum modo menos importantes, menos valorizados, ou que não prestamos. É isso mesmo o que queremos dizer? É essa a reputação que desejamos para os nossos esportes, clubes, para cada um de nós? Ou buscamos a verdadeira inclusão. É hora de acelerar. Por favor, está na hora!” 

Para mais informações, por favor entre em contato com o CAFE pelo [email protected] ou +44(0)208 065 5108.



Published 04/11/2014