A CAFE tem desfrutado de um ano marcante em 2017, uma vez que os nossos trabalhos têm sido desenvolvidos e um número de projetos-chave foram realizados. E à medida em que nos aproximamos do fim do ano, recordamo-nos sobre algumas das nossas maiores notícias de 2017.

A CAFE e UEFA publicam o Manual do Oficial de Acesso a Pessoas com Deficiência

Uma das nossas maiores conquistas do ano foi o lançamento do Manual do Oficial de Acesso a Pessoas com Deficiência da CAFE e UEFA (OAD).

Lançado em setembro, o manual descreve uma série de responsabilidades centrais pelas quais o OAD deve realizar ao promover a acessibilidade e a inclusão no seu clube. Este promove dicas úteis e exemplos de estudo de caso de OAD existentes em todo redor da UEFA, o que ilustra o alcance desse papel e o potencial impacto que o mesmo pode ter em garantir um jogo igualitário. 

Este documento é parte do trabalho constante da CAFE na implementação do Artigo 35bis das Regulações de Licenciamento e Fair Play Financeiro de Clubes da UEFA, exigindo que os clubes nomeiem um dedicado oficial de acesso à deficiência.

Promovendo antecipadamente a acessibilidade e inclusão na Rússia na Copa do Mundo FIFA de 2018

Com a chegada cada vez mais próxima da Copa do Mundo FIFA de 2018, a CAFE tem trabalhado durante todo o ano para garantir que os fãs com deficiência assistam os jogos ao vivo e consigam desfrutar de uma experiência exclusiva e acolhedora.

A CAFE tem trabalhado com a FIFA para estabelecer o nosso Grupo de Consultadoria Russo (AWG). Este grupo é composto por ONG em prol das pessoas com deficiência e principais interessados na Rússia, compartilhando assim as suas experiências e conhecimentos e promovendo em conjunto novas iniciativas e atividades.

A CAFE também apoiou a Copa das Confederações FIFA de 2017 neste verão, na Rússia. Promovemos um Guia de Acessibilidade ao Espectadores em cada cidade anfitriã, com importantes informações sobre a acessibilidade relacionadas aos estádios, transportes públicos, aeroportos e serviços do jogo. A CAFE também participou numa tour mediática da Arena Kazan destacando os serviços e as instalações acessíveis no estádio.

Atualmente já estamos a observar enormes avanços na Rússia, com maior conscientização acerca da acessibilidade e inclusão, assim como um número muito maior de fãs portadores de deficiência assistindo aos jogos ao vivo. No jogo recente entre a Rússia e Argentina no estádio Luzhniki - a sede anfitriã da final da Copa do Mundo FIFA de 2018 - mais de 1200 pessoas com deficiência solicitaram bilhetes. Cerca de 580 pessoas com deficiência e os seus colegas compareceram ao jogo, o que representa um aumento significativo em comparação aos jogos anteriores.

Semana CAFE de Ação – Acesso Total Futebol Total

Também contamos pela primeira vez com a presença do Max – a mascote oficial da Semana da Ação CAFE. O Max é um fã com baixa visão, e nos ajudou a promover atividades que ocorreram através da orientação da Futebol Total Acesso Total.

A Semana da Ação CAFE foi realizada numa cerimónia pré-jogo organizado pelo Futbol Clube Barcelona. Os jovens fãs com deficiência foram recebidos no campo por Lionel Messi, Luiz Suarez e outros jogadores do jogo do Barcelona para uma sessão de foto juntos, com um banner por detrás da Semana da Ação CAFE. A iniciativa também foi apresentada para o público composto por 90,000 pessoas seguida por imagens ilustrativas da Semana da Ação CAFE nos ecrãs do estádio.

Além disso, a CAFE também organizou um evento de apresentação em prol de deficientes com parceria na Associação de Futebol de Malta, incluindo uma palestra sobre etiqueta e inclusão aos deficientes e uma variedade de avaliações de estádio, também apresentadas.

Existem também outros países que fazem parte dessa causa, como: Bósnia e Herzegovina, Chipre, Inglaterra, Estónia, França, República da Macedónia, Alemanha, Países Baixos, Irlanda do Norte, Polónia, Rússia, Escócia, Suíça, Ucrânia e País de Gales, com muitas atividades sendo promovidas por outros clubes espanhóis e uma celebração da Semana da Ação CAFE realizada no Canadá.

A Semana da Ação CAFE deste ano é a maior já realizada, e estamos ansiosos para celebrar a Futebol Total Acesso Total em mais países no próximo ano. A Semana da Ação CAFE de 2018 acontecerá nos dias 3 a 11 de março, e nós esperamos que participe!

O relatório de resumo da Semana da Ação CAFE de 2017 pode ser transferido aqui.

Apoiando as finais no emblemático torneio da UEFA em Estocolmo e Cardiff

Assim como nos anos anteriores, a CAFE tem trabalhado intensamente junto dos nossos parceiros da UEFA acerca da acessibilidade nas partidas finais deste ano.

A CAFE providenciou guias de acessibilidade aos torcedores deficientes na Final da Liga dos Campeões UEFA em Cardiff e também na Final da Liga Europeia UEFA em Estocolmo, e discutiu sobre os avanços da acessibilidade em ambos estádios, antes dos jogos começarem.

Além disso, A CAFE também palestrou sobre questões pertinentes a acessibilidade ao redor da Supercopa da UEFA de 2017 na Escópia, onde a experiência dos fãs portadores de deficiência foi amplamente melhorada.

A CAFE mantém uma relação muito sólida com a UEFA e estaremos mais uma vez palestrando nas emblemáticas finais de 2018 - Nas cidades de Kiev, Lyon e Tallinn. Os esforços da CAFE nessa área também foram ampliados, e pela primeira vez, iremos produzir um Guia de Acessibilidade ao Fã Deficiente para a Final da Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA.

Incentivo aos fãs portadores de deficiência por toda a Europa

Um dos maiores objetivos da CAFE é apoiar o incentivo aos deficientes de todo o continente Europeu através do poder único do futebol.

E também facilitar a criação e desenvolvimento de grupos e associações de suporte ao deficiente, (ASD) é um dos meios pelos quais nós o fazemos. Estes grupos orientados aos deficientes de modo geral são, dessa forma, capazes de representar aos seus companheiros deficientes e a si mesmos assim como trabalhar intensamente associações nacionais com foco nos avanços da acessibilidade.

Para fornecer um suporte ainda maior, a CAFE criou um pacote de informações ASD com orientações práticas e estudo de caso acerca de como desenvolver tais grupos.

Também convidamos os fãs portadores de deficiência para que eles possam compartilhar as suas experiências de jogo connosco e outros fãs também deficientes, além de termos desenvolvido um questionário de jogo para nos auxiliar com essa tarefa.

Esse tipo de feedback não é apenas útil para a CAFE, mas também para a UEFA, os nossos parceiros e também para outros fãs com deficiência nos quais consideram participar no jogo daquele estádio.

Planeamos lançar a nossa nova campanha chamada “Partilhe a sua Visão” no início do próximo ano, encorajando os fãs com deficiência para que estes publiquem fotos do que vêm em partidas ao vivo, tanto em casa como fora.

Recebendo a Esther e Jochen à equipe da CAFE

Ficamos muito felizes em receber os dois novos membros da equipa da CAFE durante o ano de 2017.

Esther Jones Russell juntou-se anteriormente em fevereiro como o nosso Oficial de Desenvolvimento da Europa Oriental. A Esther possui fluência em Russo e Tcheco e tem nos ajudado a ampliar as nossas atividades na região. A Esther também mantém ligações com nossos contatos na Rússia, além de dar suporte às nossas preparações para a Copa do Mundo FIFA de 2018, sendo que se tornou rapidamente uma integrante de grande valor para a nossa equipa.

O Jochen Kemmer tornou-se o nosso novo Gestor de Projetos em julho, trabalhando principalmente no papel do desenvolvimento do Oficial de Acessibilidade às pessoas com deficiência. No seu curto espaço de tempo junto a CAFE até o presente momento, Jochen tem se reunido com diversas associações nacionais para apresentar o cargo de OAD e promover as vantagens da identificação de um contato dedicado aos fãs portadores com deficiência. O Jochen fala seis línguas diferentes e já trabalhou anteriormente para ambas as federações desportivas e organizações em prol dos deficientes, acrescentando uma grande bagagem à nossa equipa.

Tanto Esther como Jochen têm acrescentado muito para a nossa pequena, embora empenhada equipa e foram uma grande ajuda ao expandir nossas atividades em todo o continente Europeu. Ambos se tornaram integrantes de grande valor e sentimos-mos muito honrados em tê-los connosco!

Olhando para o futuro de 2018 - outro ano histórico para a CAFE

Após um ano de grandes avanços, estamos ansiosos para recomeçar em 2018. O próximo ano será certamente muito atarefado para a equipa da CAFE, assim como para o futebol como um todo com o início da Copa do Mundo FIFA de 2018, em junho.

Também manteremos ativa a nossa causa com parceria da UEFA de forma a expandir o papel do Oficial de Acessibilidade ao Deficiente, providenciando guias dos espectadores deficientes para a Liga dos Campeões da UEFA, Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA, e as Finais da Liga da Europa, preparando-se também para o maior campeonato da UEFA Europeu que acontecerá em 2020.

Também temos algumas notícias fantásticas programadas para o Ano Novo, incluindo a expansão dos nossos trabalhos acerca de comentário de áudio e informações da nossa terceira conferência Europeia - Acesso Total Futebol Total.

Estamos a planear lançar o nosso relatório de pesquisa dos fãs com deficiência em janeiro, assim como a CAFE também continuará apoiando associações nacionais ajudando-as a ampliar as oportunidades de emprego para os portadores de deficiências no mundo do futebol.

Os escritórios da CAFE fecharão às 12:00 GMT (13:00 CET) na sexta-feira, 22 de dezembro. Voltaremos no dia 2 de janeiro de 2018.

Aos nossos companheiros, redes e partes interessadas, desejamos-lhe um ótimo período de festas e um feliz ano novo!



Published 15/12/2017