2014 provou ser mais um ano de sucesso para o CAFE ao comemorar o nosso 5º aniversário com mais progresso evidente na Europa.

O ano se iniciou bem ocupado com a nossa segunda Semana de Ação – Futebol Total Acesso Total – realizada na Polonia e na Ucrania na primavera como parte do nosso projeto legado contínuo AFUE EURO 2012. A Semana de Ação do CAFE obteve muito sucesso na região agora com a participação de muitos clubes locais.

Nesta temporada, a Semana de Ação foi realizada de 5 – 13 de abril. A Primeira Liga da Ucrania dedicou as suas 24ª e 25ª rodadas para a campanha, com cerimonias pré- partida antes de cada partida e um total de 21 cerimonias pré-partida  na Polonia.

Pela primeira vez, o CAFE concedeu uma série de premios para marcar a Semana de Ação. As 3 categorias de premios reconhecem a dedicação dos clubes e dos indivíduos que ajudam a melhorar a experiencia do dia de jogo dos torcedores deficientes na Polonia e na Ukrania. Os ganhadores em 2013-14 foram:

Premio clube/estádio - Miedź Legnica (Polonia) e NSC Olympiysky (Ucrania)

Club employee award – Dariusz Guzik e Piotr Kiciński (Polonia) e Tatiana Glushchenko (Ucrania)

Disabled supporter group / association –  Klub Kibiców Niepełnosprawnych (Polonia) e Virni Levy (Ucrania)

Ficamos muito contentes ao poder reconhecer alguns dos exemplos das melhores práticas na região e gostariamos de parabenizar os ganhadores dos premios pelo seu compromisso contínuo ao acesso e inclusão. 

O CAFE ficou satisfeito por ter sido convidado a participar do grupo de trabalho do programa de treinamento de supervisores da AF Polonesa, com videos de conscientização de deficiencia criados para aconselhar os supervisores e pessoal do clube no uso da melhor prática de comunicação com os torcedores deficientes. O CAFE coordenou a produção destes videos com o apoio de torcedores deficientes locais que gentilmente ofereceram seu tempo para participar. 

O CAFE também nomeou alguns Embaixadores para ajudar a promover a nossa mensagem ‘Futebol Total, Acesso Total’ com o ex-campeão Jarosław Bieniuknow qui juntou o Michał Listkiewicz como Embaixador do CAFE na Polonia. E os jogadores ucranianos Oleksandr Shovkovskiy, Dmytro Chygrynskiy, Andriy Pyatov e Ihor Lytovka também uniram-se à equipe de Embaixadores do CAFE. Com 200 apresentações internacionais entre eles, cada um nos ajudará imensamente a promover o nosso trabalho. Os trabalhos do CAFE também foram reconhecidos pela Liga Internacional de Futebol da Ucrania, com quem assinamos um memorando de cooperação, com o compromisso de trabalhar em conjunto nas questões relacionadas a acesso e deficiencia.

O CAFE também trabalhou com a AFUE  e SL Benfica para assegurar melhorias nas áreas dos assentos para torcedores deficientes para a Final da Liga de Campeões da AFUE em maio. Estas melhorias no estádio deixaram um legado duradouro para o clube. Com o apoio do nosso parceiro ONG, INR e a recém-nomeada Gerente de Projetos e Pesquisas, Joanna Deagle, 2015 deve trazer mais melhorias para os torcedores deficientes locais em Portugal.

No início de junho, mudamos para a nossa nova sede em Londres e o CAFE encontra-se agora a um pontapé do iconico Estádio de Wembley, um local apropriado para uma organização que trabalha no coração do futebol europeu.

Mais tarde durante o ano, a nossa nova sede foi oficialmente inaugurada pela Ministra de Esporte e Igualdades do Reino Unido, Helen Grant MP, com a presença de muitos altos representantes e parceiros. 

2014 também viu os trabalhos do CAFE se estender além da Europa e ficamos satisfeitos de trabalhar em colaboração com a FIFA para entregar um projeto CSR na Copa do Mundo 2014 da FIFA no Brasil.

Trabalhando com o nosso parceiro de implantação Urece, introduzimos um comentário audio-descritivo dedicado para os torcedores cegos e com visão parcial ao futebol brasileiro pela primeira vez. O projeto treinou estudantes de comunicação locais para fornecer o serviço que foi disponibilizado para todos os jogos em Belo Horizonte, Brasilia, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto deixa um legado duradouro e tem recebido muitos elogios de muitas partes incluindo muitos torcedores deficientes que agoram podem assistir jogos ao vivo com os seus colegas. 

2014 viu o lançamento de novas associações de torcedores deficientes na Europa, notadamente em Dynamo Kiev e GKS Katowice. Gostariamos de parabenizar os torcedores deficientes envolvidos na formação das novas ATD’s este ano.

Estivemos ocupados melhorando o site do CAFE este ano e agora é possível navegar tanto no seu computador como em movimento. Uma função dedicada de busca de estádios foi instalada juntamente com uma versão para celular do site para dispositivos smartphones e tablets.  

Além disto, intensificamos a seção de comentários dos torcedores – DIGA O QUE PENSA – nas páginas dos estádios. Esta seção é um recurso de grande ajuda para o CAFE, nossos parceiros, e o mais importante, para os torcedores na Europa. DIGA O QUE PENSA lhe dá a oportunidade de compartilhar as suas experiencias no dia do jogo e as fotos dos estádios que voce visitou, ajudando outros torcedores deficientes a se preparar para idas futuras ao estádio. 

No outono, foi com orgulho que vimos a nossa Gerente Administrativa, Joyce Cook formar-se no Programa de Liderança das Mulheres no Futebol da AFUE.  E o ano termina em um ponto alto com várias pessoas novas e importantes juntando-se à equipe do CAFE, incluindo o nosso novo membro do Conselho, David Davies OBE e Joanna Dengle, como nossa Gerente de Projetos e Pesquisa. Elena Karpukhina também foi recentemente promovida a Chefe de Desenvolvimento na Europa mudando-se de Kiev para o Reino Unido para assumir o seu novo posto.   

Entre os sucessos em 2014, lamentamos a perda de dois valiosos membros do nosso perito Grupo Consultivo, em março. Gary Deards era o Vice-Presidente da nossa organização de caridade irmã na Inglaterra e no País de Gales, Level Playing Field e Marcin Kornak, Presidente de Never Again na Polonia. Ambos eram apaixonados pela inclusão do acesso para deficientes e permaneceram dedicados no combate à discriminação e desigualdade durante todas as suas vidas. Sentimos sua falta mas não os esqueceremos.

O CAFE compareceu a vários eventos e conferencias da AFUE este ano, incluindo o encontro do Presidente com Grupos de Torcedores em março e a conferencia de Respeito à Diversidade da AFUE em Roma em setembro. Terminamos o ano com Joyce Cook e Liz Chick representando o CAFE nas comemorações de 125 anos do KNVB da AF da Holanda que incluiram uma conferencia didicada a ‘Quebrando o Telhado de Vidro’  para minorias em futebol co-patrocinados pelo KNVB, AFUE e FARE.

Gostariamos de agradecer especialmente a AFUE e seus parceiros pelo seu continuo apoio e compromisso para que os trabalhos do CAFE melhorassem nos últimos doze meses.

Encerramos o ano com planos para a nossa segunda Conferencia do CAFE no outono de 2015 agora em andamento e com nossa atenção voltada para a França para a AFUE EURO 2016, começando o projeto oficial da AFUE EURO 2016, Respeitar Acesso a Todos. Pedimos que deem as boas vindas aos nossos membros mais novos da equipe do CAFE, Malik Badsi e David Moussy, Coordenadores de Projetos locais da CAFE na França.

Também ficamos muito felizes ao informar esta semana a criação da IVA United – uma associação nacional de torcedores deficientes que representa todos os torcedores deficientes nos Paises Baixos. A MIVA United foi fundada por representantes das ATD’s mais antigas nos Países Baixos - o Rollyside em FC Groningen e Rollerside em Vitesse Arnhem. O CAFE hospedou o encontro de inauguração do grupo em dezembro de 2013 em Amsterdã e este anúncio é um modo maravilhoso de terminar o ano.

2015 promete ser outro ano excitante para o CAFE e esperamos trabalhar com os nossos parceiros e interessados no nosso empenho conjunto para Futebol Total Acesso Total.

Finalmente, a equipe do CAFE gostaria de agradecer calorosamente a todos que ajudaram a tornar 2014 um ano tão memorável. Seu apoio firme e amizade constante é fundamental para os nossos trabalhos. Em conjunto podemos ajudar a melhorar as vidas de muitas pessoas deficientes na Europa através do futebol e de seus torcedores.



Published 18/12/2014